Nossa História

A Associação de Desenvolvimento do Trabalho, Educação e Cultura – ADESTEC – OBRA PADRE PIO é uma instituição civil sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual, fundada em 22/11/1986 no município de Sinop, através do Mons. Karl Manfred Thaller, juntamente com o então Bispo Diocesano de Sinop, Dom Henrique Fröhlich e com pequenos produtores rurais, com o objetivo inicial de desenvolver a agropecuária do município, em especial o desenvolvimento do pequeno produtor rural.

Ações desenvolvidas na cidade

Nos primeiros anos de sua fundação a ADESTEC – OBRA PADRE PIO promoveu feiras e distribuiu roupas usadas, bem como entregou alimento para famílias em extrema pobreza, entre outros trabalhos.
Em 03/08/1989 a ADESTEC – OBRA PADRE PIO criou a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, a qual em 23/02/1991 implantou o Hospital Santo Antonio e proporcionou alívio aos doentes de Sinop ne região norte do Estado. A ADESTEC – OBRA PADRE PIO é instituição membro do Conselho Curador que norteia os passos do Hospital Santo Antônio. Também através da ADESTEC – OBRA PADRE PIO foi conseguido do Governo Alemão verba para a construção da primeira UTI do norte do Estado e um amplo Centro Cirúrgico no Hospital.
Em agosto de 1994 o trabalho na área urbana se consolidou com a implantação de cursos de qualificação profissional. Os cursos eram e ainda são ministrados para todo e qualquer cidadão, porém, a ADESTEC – OBRA PADRE PIO busca proporcionar oportunidades especialmente para jovens e adolescentes, muitos através de bolsa de estudo.
Através da Academia de Tecnologia, que teve início em 1996, são ministrados cursos que envolvem informática, linguagem de programação, mídias sociais, entre outros. Na Academia de Administração são ministrados cursos ligados à área de gestão, recursos humanos, atendimento ao cliente, entre outros. Já na Academia Cultural são ministrados cursos que envolvem instrumentos musicais (violão, bateria, teclado, etc) e artesanais (pintura em tela, em tecido, etc).
A ADESTEC – OBRA PADRE PIO dispõe de um amplo espaço físico denominado Centro de Qualificação Profissional, onde funciona a sede da instituição e onde são ministrados os cursos.
No primeiro semestre de 2006 foi implantado o curso Pré-Vestibular Comunitário com o objetivo real de proporcionar aos alunos êxito no vestibular e chances reais de ingressar em uma universidade, para tanto, foi selecionada uma excelente equipe de professores. A ação foi louvável visto o alto índice de aprovados nos vestibulares da UNEMAT e UFMT, alguns primeiros lugares dos cursos foram de alunos da instituição. Em consequência da implantação do curso gratuito pelo Governo Estadual o pré-vestibular foi desativado no final de 2009.
Ainda em 2006 foi criado o Programa de Recrutamento e Seleção de pessoas para o mercado de trabalho, hoje denominado ADESTEC MAIS EMPREGOS, onde de forma sistêmica, a equipe da Instituição, que conta inclusive com serviços de psicologia, tem o objetivo real de conseguir emprego às pessoas. Com esta ação da instituição, milhares de pessoas conseguiram emprego e consequentemente, resgate da dignidade.
Em 2006 foi fundada na cidade de Röckersbühl / Alemanha a Adestec Pater Pio Werk in Deutschland (Adestec Obra Padre Pio na Alemanha), tendo sua sede na cidade de Neumarkt / Alemanha onde um grupo de amigos do ex-presidente da ADESTEC – OBRA PADRE PIO – Mons. Karl Manfred Thaller, busca divulgar os trabalhos desenvolvidos pela instituição no Brasil.
No ano 2008 a Adestec – Obra Padre Pio também assumiu os trabalhos do Centro Social Menino Jesus de Sinop, popularmente conhecido como Orfanato Menino Jesus. Apesar de serem duas instituições, a parte de gestão administrativa fica centralizada na Adestec visando atender mais dignamente as crianças acolhidas no orfanato. Com a gestão da Adestec – Obra Padre Pio foram aprovados projetos de reestruturação e implantadas rotinas e cartilhas para melhor proteção e cuidado com as crianças acolhidas institucionalmente.

Nos diversos cursos ministrados pela ADESTEC – OBRA PADRE PIO, milhares de pessoas foram qualificadas, sendo que muitas delas só conseguiram trabalho em virtude da qualificação adquirida na instituição.

No ano 2013 a Adestec – Obra Padre Pio foi contratada como instituição especializada para a realização dos serviços necessários ao desenvolvimento do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo Trabalho – ACESSUAS TRABALHO. O programa, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tinha com principais funções de articulação, mobilização e encaminhamento do público prioritário do programa aos cursos profissionalizantes do PRONATEC BSM que foram ministrados pelos parceiros ofertantes SENAI, SECITEC e SENAC, com a finalidade de possível inserção dos participantes no mercado de trabalho. As ações ocorreram nos municípios de Sinop, Santa Carmem, Alta Floresta e Juína e a equipe multidisciplinar da Adestec Obra Padre Pio estava composta, dentre outros, por Orientadora Socioeducativa, Agente Social e Atendentes de Reintegração Social.
Em 2015 mediante parceria com o Maestro Itapuã, vários cursos culturais na área da música foram implantados, proporcionando novas possibilidades de acordo com os talentos de cada aluno.

Ações desenvolvidas no campo

Desde sua fundação a associação desenvolve trabalhos nos municípios de Sinop e Santa Carmem. Nos primeiros anos, prestou assistência a pequenos produtores no município de Santo Antônio do Rio Bonito (hoje Nova Ubiratã). Também por um curto período desenvolveu trabalhos em algumas comunidades rurais no município de Colíder-MT.
Os trabalhos da ADESTEC – OBRA PADRE PIO na zona rural consistiram em projetos de assistência técnica e créditos agrícolas a pequenos produtores rurais, para o preparo, plantio e colheita de culturas brancas (arroz, soja e milho) em módulos de dois alqueires por produtor rural associado, sendo que no pagamento dos créditos rurais os agricultores se beneficiavam com um subsídio de 70% da inflação e pagavam um juro de somente 3% ao ano; créditos estes custeados por Entidades da Comunidade Econômica Europeia. Além disso, a ADESTEC – OBRA PADRE PIO repassou pequenos, médios e grandes animais; mudas frutíferas e sementes, além do fundamental que foi o acompanhamento técnico das culturas dos associados.
Em 1990, os associados decidiram redirecionar a atividade principal da associação, mudando da agricultura para a pecuária com tendência leiteira. A ADESTEC – OBRA PADRE PIO implantou então um programa denominado “Banco de Gado” e iniciou repasses de animais leiteiros aos associados, sendo que os beneficiados pagavam o repasse com as crias do próprio gado recebido num prazo de cinco anos. Também conscientizava os agropecuaristas da importância da vacinação do rebanho além de efetuar o registro e acompanhamento junto ao órgão de fiscalização do Estado (INDEA).
Atualmente a ADESTEC – OBRA PADRE PIO atende seus associados com microcréditos agropecuários, utilizados para infraestrutura e benfeitorias nas propriedades rurais, como: confecção de poços semiartesianos, eletrificação rural, aquisição de animais leiteiros, reformas de represas e pastagens, aquisição de implementos agrícolas, confecção de tanques para piscicultura, barracões, pequenas reformas de suas casas, implantação de hortas, etc. Os juros cobrados são de 6% ao ano e o retorno dos créditos compõe um fundo rotativo que constantemente beneficia os associados com novos créditos.
Seguindo orientação da Diretoria e conforme as palavras do Diretor João Carlos Girardi, a perspectiva é continuar com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, tanto na área rural quanto na cidade, sempre viabilizando novas alternativas de trabalho que busquem o desenvolvimento e valorização das pessoas, de modo especial os jovens.

Nossa Missão

Promover a dignidade da pessoa humana por meio de assessoramento, da formação, do trabalho e da cultura, bem como gerar emprego e renda mediante ações de microcrédito produtivo.

Nossa Visão

Ser reconhecida pelo acolhimento e alento às pessoas; pela excelência na qualidade dos serviços prestados — especialmente pela inserção no mundo do trabalho; por proporcionar condições de permanência de empreendedores familiares rurais em suas propriedades, e por gerar emprego e renda através de microcrédito produtivo.

Nossos Valores

Prática de valores cristãos, vendo no outro, o irmão; cultivando, dentre outras, as seguintes virtudes:
Rolar para cima