Rua dos Coqueiros, 1000, JD. Botânico, 78556-080, Sinop - MT
Fone: (66) 3531-2259
WhatsApp: (66) 99634-7208
. NOTÍCIA


 20/08/2015

Resumo de atividades desenvolvidas pelo Mons. Karl Manfred Thaller

Mons. KARL MANFRED THALLER 


INFORMAÇÕES PESSOAIS:
Nacionalidade:  Alemã
Data Nasc:  26/05/1942
Local de Nasc:  Immenstadt / Allgäu
País:  Alemanha


Filiação:
Pai: Karl Thaller
Mãe: Maria Thaller




EDUCAÇÃO ESCOLAR:
Primário e Ginásio 1948 - 1956
Volksschule / Alemanha

Segundo Grau: 1956 - 1964
Berufsschule  - Immenstadt
Humanistisches Gynasium (Teresianum) - Bamberg

Superior:
Filosofia 1965 - 1969
Seminário Maior Córdoba - Argentina
N. S. Medianeira - São Paulo - SP

Teologia 1970 - 1975
PUC/Rio de Janeiro - RJ
Faculdade Cristo Rei  - São Leopoldo - RS

Especiais
Pastoral Fundamental e Catequese 1993 
Medelin - Colômbia

ORDENS
Diácono 12/10/73
Igreja Sant’Ana - Nortelândia - MT
Bispo: Dom Henrique Fröhlich

Sacerdote 09/11/75
Catedral N. S. da Conceição  - Diamantino - MT
Bispo: Dom Henrique Fröhlich 

Título de Monsenhor
Concedido pelo Papa João Paulo II

JURISDIÇÃO E USO DE ORDENS:

Localidade           - Jurisdição                                       Ano(s)
- Nortelândia - MT Diácono 12/10/1973
- Diamantino – MT Ordenação Sacerdotal 09/11/1975
- Nortelândia - MT Vigário Paroquial 1975 - 1978
- Denise - MT Pároco 1978 - 1982
- Arenápolis - MT Pároco 1983 - 1984
- Sinop - MT Ecônomo Diocese 1984 - 2006
- Sinop - MT Vigário Geral 1984 - 2015
- Sinop - MT Pároco P. São Cristóvão 1989 – 2005
- Sinop – MT Pároco P. Catedral 2013 – 2015


Publicação:
Livro “Celebração de Batismo” 1989 

CARGOS OCUPADOS
Professor do Colégio Dom Pedro II - Rio de Janeiro - RJ.  1968 – 1970
Coordenador  do 2º. Grau Téc. Contabilidade. - Colégio Carvalho Junior – RJ  1970 – 1972
Fundados e Presidente do Instituto Matogrossense de Trabalho,  Educação e Cultura (IMATEC) - Denise - MT.  1975
Fundador e Presidente da Associação de Desenvolvimento do Trabalho, Educação e Cultura (ADESTEC-Obra Padre Pio) - Sinop-MT.  1986 - 2015
Fundador da Obra Kolping em Sinop  1988
Assessor do Governo do Estado de Mato Grosso no intercâmbio com a Alemanha  1989
Fundador ocupando vários cargos na  Fundação de Saúde Comunitária de Sinop – Hospital Santo Antonio – Sinop – MT (dentre eles Presidente do Conselho Curador e Presidente do Conselho Diretor).  1989 – 2015
Co-Fundador e Presidente da Cáritas Diocesana de Sinop  1999 – 2014

PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

NORTELÂNDIA-MT
Criação da Cooperativa Agrícola
Visando diversificar a atividade econômica do município (que era somente garimpo) implantou em 1976 uma Cooperativa agrícola onde incentivava o plantio com créditos rurais e assistência técnica e comercializava a produção de hortifrutigranjeiros dos pequenos agricultores da região. Posteriormente a Cooperativa foi incorporada a Cooperativa Agropecuária de Arenápolis.

Criação do Centro Materno Infantil
Em seu bom relacionamento com a terra mãe conseguiu auxílio de entidades da Alemanha para implantação na cidade de Nortelândia do Centro Materno Infantil São José, um hospital nos moldes dos melhores hospitais do Estado de Mato Grosso, onde milhares de pessoas foram atendidas, principalmente mães e crianças. No Centro Materno Infantil foi ministrado o primeiro curso de Técnico em Enfermagem no interior do Estado de Mato Grosso, formando profissionais que hoje atendem a saúde de habitantes daquela região.

Como presidente do IMATEC cedeu em comodato à Associação dos Idosos de Nortelândia uma estrutura física de 700m2 onde os idosos daquele município se reúnem para desenvolver suas atividades recreativas e participarem de cursos.


DENISE – MT.
Foi o segundo pároco de Denise quando o município ainda não era emancipado. Animou o povo que sem esperanças dizia que a cidade iria morrer.  

Consciente das necessidades do povo, implantou em 1978 um programa de Saúde Básica em loco junto as famílias de quase toda a região do médio norte, visitando periodicamente a população em suas casas com enfermeiras e médicos e levando medicamentos.

Construção da nova matriz da Igreja Católica de Denise
Por ser alemão e ter bons relacionamentos com a terra natal, o Pe. Karl conseguiu ajuda da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de ESSEN/ALEMANHA em 1978 para construção da nova matriz da Igreja Católica de Denise.

Quando construiu a casa paroquial, o povo dizia: “para que construir uma casa tão chique em Denise, igualmente a cidade não vai para frente”. Foi uma das primeiras casas de alvenaria da Cidade, as demais eram em sua grande maioria de barro. Os pedreiros começaram a ter mais serviço, mais pessoas foram construindo suas residências de alvenaria.

Fundação do IMATEC – Instituto Matogrossense do Trabalho Educação e Cultura
Preocupado com a situação dos pequenos agricultores da região, buscando amenizar as brigas entre eles e dentro do possível proporcionar a paz social, fundou o IMATEC – Instituto Matogrossense do Trabalho Educação e Cultura.

Como presidente do Imatec, o Pe. Karl fomentou o desenvolvimento do município com a aquisição de uma área onde implantou a Fazenda Escola São José, capacitando vários jovens e adolescentes através de práticas agropecuárias, visando principalmente a fixação das famílias no meio rural. Além disso, o Pe. Karl conseguiu um fundo rotativo onde repassava pequenos financiamentos os posseiros para trabalhar a terra e com isso garantir sua permanência na agricultura na Gleba Paraguai. Com o desenvolvimento dos trabalhos voltados aos pequenos agricultores, conseguiu a implantação de uma escola Municipal na gleba dos posseiros. 

Criação da Escola Profissionalizante São José 
Com visão crítica dos problemas sociais da região, o Pe. Karl implantou na cidade de Denise a Escola Profissionalizante São José, mantendo ensino fundamental de 1º grau e formou jovens como Técnicos em Contabilidade e Administração. Além disso, foram ministrados vários cursos de capacitação profissional visando melhor qualificar os moradores da região, em sua grande maioria imigrantes da região nordeste do Brasil e deficientes em profissionalização.

Como presidente do Imatec o Pe. Karl conseguiu doação de equipamentos na Alemanha para reestruturar o Hospital das Clínicas de Denise. Também conseguiu medicamentos para repassar aos mais pobres, proporcionando assim melhor qualidade do serviço de saúde prestado à população.

Pelos relevantes serviços prestados no município de Denise, no ano de 1999 foi homenageado com o título de Cidadão Denisiense.


ARENÁPOLIS
O Pe. Karl no desempenho de suas funções como Pároco em Arenápolis, conseguiu doações para a reforma da Igreja Matriz e construção de uma Capela no Bairro Alto.


SINOP-MT

Capela de Todos os Santos - Em 1985 na cidade de Sinop implantou a Capela de Todos os Santos no Bairro Jardim Botânico. 

Capela de Nossa Senhora de Lurdes - Implantou a Capela de Nossa Senhora de Lurdes no Setor Industrial, conseguindo junto a Alemanha verba para construção do Salão Pastoral e Social.

Paróquia São Cristóvão – Como Pároco da Paróquia São Cristóvão, construiu a Capela de Nossa Senhora do Belo Ramo. Concluiu a construção do Ginásio de Esportes da Paróquia São Cristóvão e edificou a nova Igreja Matriz da Paróquia.

Obra Kolping do Brasil – Co-fundador da Obra Kolping de Sinop na Comunidade São Cristóvão em 1988.

Mitra Diocesana de Sinop – Como primeiro administrador da Mitra Diocesana de Sinop, angariou doações para edificação do Centro Pastoral e Social Diocesano, onde hoje foram realizados os cursos a nível de Diocese, também conseguiu doações para edificações no Shalon onde são feitos retiros espirituais.

ADESTEC – Obra Padre Pio - Em 1986 o Pe. Karl juntamente com o então Bispo Diocesano Dom Henrique Fröhlich  e pequenos agricultores do município fundou a Associação de Desenvolvimento do Trabalho, Educação e Cultura - ADESTEC Obra Padre Pio, entidade sem fins lucrativos, com o objetivo inicial de fomentar a agropecuária do município, em especial o desenvolvimento do pequeno produtor rural e que desde 1994 passou também a ministrar cursos e encaminhar pessoas ao mercado de trabalho.

Através da ajuda do Centro Latino Americano (LAZ) da cidade de Bonn na Alemanha, o Pe. Karl em 30/04/2000 juntamente com o Presidente do LAZ e autoridades, inauguraram o Centro de Capacitação Profissional da ADESTEC no município de Sinop, onde são desenvolvidos cursos profissionalizantes e culturais, e onde se encontra a assessoria em Recursos Humanos da entidade que já proporcionou oportunidade de trabalho para mais de 2.000 pessoas.

Centro Social Menino Jesus de Sinop – Em outubro/2008 a Adestec – Obra Padre Pio assumiu a gestão do Centro Social Menino Jesus de Sinop, popularmente conhecido como “Orfanato Menino Jesus”, assim o Pe. Karl assumiu também a presidência daquela instituição que acolhe crianças de 0 a 12 No Centro Social as crianças recebem os cuidados para evitar traumas futuros em decorrência de situações vividas, bem como a satisfação das necessidades básicas de alimentação, saúde, educação e acima de tudo respeito e carinho, visando sempre o crescimento e bem estar de cada criança, preparado-as para o retorno à família natural ou eventualmente família adotiva. 

Fundação de Saúde Comunitária de Sinop – Hospital Santo Antônio – Em 03/08/1989 o Pe. Karl Manfred Thaller através da ADESTEC – Obra Padre Pio, juntamente com representantes da comunidade fundou a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, em contato com o médico Alemão Dr. Josef Wennemann articulou a construção do Hospital Santo Antônio, o qual se tornou referência no Norte do Estado no tratamento de saúde. Graças ao relacionamento do Pe. Karl com benfeitores e entidades alemãs que o Hospital sobreviveu os primeiros 20 anos. A Fundação é gerida por um Conselho Curador e nos últimos anos vem se mantendo com a própria atividade, de modo especial com os atendimentos de alta complexidade: oncologia, UTI, hemodinâmica, dentre outros.

Cáritas Diocesana de Sinop
Em 12/10/1999 juntamente com o Bispo Dom Gentil Delazari e membros da Igreja Católica, participou ativamente da implantação da Cáritas Diocesana de Sinop, exercendo o cargo de Presidente da Cáritas até 2014. A Cáritas de modo todo solidário e misericordioso vem atendendo à famílias carentes do município de Sinop, através da ação inicial de doação de alimentos, e através de cursos artesanais, procurando a promoção das pessoas atendidas, obviamente sempre transmitindo a mensagem do evangelho.

Pelos relevantes serviços prestados no município de Sinop, no ano de 2002 foi homenageado com o título de Cidadão Sinopense.


Seu lema de ordenação sacerdotal: 

“Nunca vos canseis de fazer o bem” 

                                                           (2 Tessalon. 3:13)


Karl Manfred Thaller
* 26/05/1942
+ 07/08/2015

Fonte:
Rua dos Coqueiros, 1000, JD. Botânico, 78556-080, Sinop - MT
Fone: (66) 3531-2259
WhatsApp: (66) 99634-7208
© 2016 - ADESTEC - Todos os direitos reservados